Ciência e TecnologiaCientistas creem ter encontrado um novo reservatório de água congelada em Marte

17:05  24 maio  2019
17:05  24 maio  2019 Fonte:   canaltech.com.br

Bola de fogo cruza o céu em praia de Florianópolis

Bola de fogo cruza o céu em praia de Florianópolis Bola de fogo cruza o céu em praia de Florianópolis

Pesquisadores da Universidade do Texas acreditam ter encontrado um novo reservatório de gelo de água em Marte , onde o gelo É tanta água congelada que, de acordo com os pesquisadores, se derretessem e espalhassem essa água toda ao redor do planeta, Marte seria inundada em 1,5 metro.

Cientistas da Universidade do Texas acreditam ter descoberto um novo recanto de água congelada em Marte . "Não esperávamos encontrar tanto gelo de água aqui. Isso provavelmente torna [a região] o terceiro maior reservatório de água em Marte depois das calotas polares", declara Stefano

Cientistas creem ter encontrado um novo reservatório de água congelada em Marte © Fornecido por Unilogic Media Group Ltda Marte

Usando dados coletados pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, cientistas da Universidade do Texas creem ter encontrado um novo "esconderijo" de água congelada em Marte — especificamente, em uma camada de gelo e areia que representaria os últimos traços das calotas polares perdidas há muito tempo.

A bordo da sonda em questão, está um instrumento de radar capaz de ver cerca de 2,5 quilômetros abaixo da superfície marciana. "Não esperávamos encontrar tanto gelo de água aqui. Isso provavelmente torna [a região] o terceiro maior reservatório de água e Marte depois das calotas polares", declarou Stefano Nerozzi, que participou da pesquisa.

Barragem se rompe após ser atingida por tromba d'água em Rondônia

Barragem se rompe após ser atingida por tromba d'água em Rondônia Rompimento não deixou vítimas

Cientistas europeus afirmam ter encontrado fortes evidências da presença de água líquida em Marte . As evidências foram encontradas por pesquisadores italianos que analisavam dados obtidos pela nave espacial Mars Express, da Agência Espacial Europeia, entre maio de 2012 e dezembro de

Cientistas creem ter encontrado um novo reservatório de água congelada em Marte

É tanta água congelada que, de acordo com os pesquisadores, se derretessem e espalhassem essa água toda ao redor do planeta, Marte seria inundada em 1,5 metro. Se a descoberta se confirmar, essas camadas de gelo podem representar os restos das calotas polares nos polos marcianos que existiam há milhões de anos ali. Ainda, tais camadas poderiam ser evidências de como o clima de Marte aqueceu e esfriou ao longo das eras, em resposta a pequenas mudanças na órbita e na inclinação do planeta.

Cientistas creem ter encontrado um novo reservatório de água congelada em Marte Composição mostra camadas de gelo e areia em uma área exposta na superfície marciana (Foto: NASA/JPL/University of Arizona)

O estudo também dá mais informações para que os cientistas consigam mapear onde estão os recursos hídricos em Marte, o que é vital para continuar a busca por sinais de vida no Planeta Vermelho, além de ter papel importante nos planos futuros de levar astronautas para lá. Tudo isso está devidamente documentado na revista científica Geophysical Research Letters.

Seria a Terra um zoológico para alienígenas? Pesquisadores acreditam que sim

Seria a Terra um zoológico para alienígenas? Pesquisadores acreditam que sim Seria a Terra um zoológico para alienígenas? Pesquisadores acreditam que sim

Futuros colonizadores de Marte , a NASA acaba de encontrar um reservatório para vocês. Embaixo de uma região cheia de rachaduras e solo irregular no hemisfério Norte do planeta, existe uma camada de gelo que pode ser tão grande quanto o Lago Superior – o maior lago de água doce da Terra em

Até então, só haviam sido encontradas evidências de água gasosa e congelada no planeta. A água líquida foi localizada pelo radar ítalo-americano Cientista -chefe da Nasa, Jim Green adiantou que uma missão chamada dInSight — prevista para pousar no Planeta Vermelho em novembro — levará

Fonte: American Geophysical Union, Space.com

Trending no Canaltech:

• O que fazer com o “fim” dos likes no Instagram?
  • iPhone XI chegará com a melhor câmera do mercado, de acordo com rumores
  • Buscas sobre cancelamento da HBO aumentam após fim de Game of Thrones
  • WhatsApp Beta | Novo botão envia seus Status direto para os Stories do Facebook
  • Os melhores apps Android da semana (22/05/2019)

Vídeo: Profissional de slackline executa truque muito difícil (BuzzVideos)

Cientistas criam primeiro ‘líquido magnético’, que pode revolucionar a medicina.
Cientistas criam primeiro ‘líquido magnético’, que pode revolucionar a medicina