Ciência e Tecnologia: Cientistas encontram vapor de água em superterra potencialmente habitável - PressFrom - Brasil

Ciência e TecnologiaCientistas encontram vapor de água em superterra potencialmente habitável

01:17  12 setembro  2019
01:17  12 setembro  2019 Fonte:   revistaplaneta.com.br

Cientistas propõem nevascas artificiais na Antártida contra subida do mar

Cientistas propõem nevascas artificiais na Antártida contra subida do mar Cientistas propõem nevascas artificiais na Antártida contra subida do mar

Astrônomos descobriram um planeta potencialmente habitável na órbita de Proxima Centauri, a estrela mais Trata-se, portanto, do planeta potencialmente habitável mais próximo da Terra já encontrado . Se por um lado a distância permite que haja água em estado líquido no planeta, por

GJ 357 d: superterra próxima potencialmente habitável está localizada a apenas 31 anos-luz de nós. Só de saber que a água líquida pode existir na superfície deste planeta motiva os cientistas a encontrar formas de detectar sinais de vida", explica Jack Madden, que também trabalhou no estudo.

Cientistas encontram vapor de água em superterra potencialmente habitável© Cientistas encontram vapor de água em exoplaneta K2-18b / Imagem: ESA/Hubble, M. Kornmesser ESA/Hubble, M. Kornmesser / Divulgação

Pela primeira vez, pesquisadores detectaram sinais de água na atmosfera de um planeta além do nosso sistema solar.

O K2-18 b é uma “superterra” que fica em uma zona habitável, a região ao redor de uma estrela na qual a água líquida pode potencialmente se acumular na superfície de um planeta rochoso.

Astrônomos do Center for Space Exochemistry Data da University College London, no Reino Unido, usaram dados do Telescópio Espacial Hubble, da NASA, para encontrar vapor de água na atmosfera de K2-18b, um exoplaneta que gira em torno de uma pequena estrela anã vermelha a cerca de 110 anos-luz de distância, na constelação de Leo.

NASA encontra “super Terra” com o potencial de abrigar água líquida

NASA encontra “super Terra” com o potencial de abrigar água líquida Novo planeta, se tiver uma atmosfera densa, poderia armazenar calor o suficiente para conter água liquida em sua superfície

Um grupo de cientistas descobriu dois planetas capazes de reunir, em teoria, as condições necessárias para suportar vida, semelhantes àquelas que existem no planeta Terra e que lhes valeram, por isso, a designação de planetas potencialmente habitáveis .

Vapor de água ou vapor d' água é o nome dado à própria água (H2O) em seu estado gasoso. Encontra -se vapor d' água em suspensão no ar principalmente nas camadas baixas da atmosfera, cobrindo uma faixa de cerca de 5 km, onde se encontra a troposfera

Se a presença de água for confirmada por estudos adicionais, este será o único exoplaneta conhecido por ter água na atmosfera e temperaturas que poderiam sustentar a água líquida em uma superfície rochosa.

Dado o alto nível de atividade de sua estrela anã vermelha, o K2-18b pode ser mais hostil à vida como a conhecemos do que a Terra, pois provavelmente será exposto a mais radiação de alta energia. O planeta, descoberto pelo Kepler Space Telescope da NASA em 2015, também possui uma massa oito vezes maior que a da Terra. Isso significa que a gravidade da superfície neste planeta seria significativamente maior do que no nosso planeta.

Meizu C9 chega ao Brasil custando R$ 399

Meizu C9 chega ao Brasil custando R$ 399 Meizu C9 chega ao Brasil custando R$ 399

Satélite descobre Superterra potencialmente habitável . Este estudo pode ajudar a guiar missões futuras que estão à procura de planetas com sinais de vapor de água e oxigênio. “ Cientistas estão particularmente interessados em procurar por biomarcadores, moléculas que são indicadores de vida

da Universidade Cornell (EUA), encontrou o primeiro planeta potencialmente habitável fora de “Só de saber que a água líquida pode existir na superfície deste planeta motiva cientistas a Ilustração da NASA de como a Superterra GJ357 d pode ser. Os planetas desse tipo são definidos

A equipe usou dados de arquivo de 2016 e 2017 capturados pelo Hubble e desenvolveu algoritmos de código aberto para analisar a luz da estrela hospedeira filtrada na atmosfera do K2-18b. Os resultados revelaram a assinatura molecular do vapor de água e também sugerem a presença de hidrogênio e hélio na atmosfera do planeta.

Os autores do estudo acreditam que outras moléculas, incluindo nitrogênio e metano, podem estar presentes, mas permanecem indetectáveis ​​com as observações atuais. Mais estudos são necessários para estimar a cobertura de nuvens e a porcentagem de água atmosférica presente.

O K2-18b é uma das centenas de “superterras” – exoplanetas com massas entre as da Terra e Netuno – encontrados pela sonda espacial Kepler. Espera-se que a missão TESS da NASA detecte centenas de superterras nos próximos anos.

A próxima geração de telescópios espaciais, incluindo o Telescópio Espacial James Webb, será capaz de caracterizar a atmosfera de exoplanetas com mais detalhes.

Samsung lança Galaxy Watch Active 2 em parceria com a Under Armour

Samsung lança Galaxy Watch Active 2 em parceria com a Under Armour Samsung lança Galaxy Watch Active 2 em parceria com a Under Armour

#TESS # SUPERTERRA #RedeUPC. GJ357d é mais massiva que o nosso planeta e graças a uma atmosfera espessa, poderia manter água líquida em sua superfície como a Terra, esta possibilidade deve motivar os cientistas a encontrar maneiras de detectar eventuais sinais de vida.

Esta é uma lista de potenciais planetas habitáveis utilizando-se do Índice de Similaridade com a Terra. Até 27 de agosto de 2019, um total geral de 4109 planetas em 3059 sistemas planetários, com 667 sistemas tendo mais de um planeta, foram encontrados usando todos métodos de deteção.

O Telescópio Espacial Hubble é um projeto de cooperação internacional entre a ESA (Agência Espacial Européia) e a NASA.

_____________________

Vídeo: Robô é criado para combater a solidão (Reuters)

Está literalmente chovendo microplástico no Ártico; cientistas alertam sobre riscos.