Ciência e Tecnologia: Uma das luas de Saturno está disparando neve nas luas vizinhas - PressFrom - Brasil

Ciência e Tecnologia Uma das luas de Saturno está disparando neve nas luas vizinhas

16:15  20 setembro  2019
16:15  20 setembro  2019 Fonte:   canaltech.com.br

A lua “pendurada” nos anéis de Saturno

A lua “pendurada” nos anéis de Saturno A lua “pendurada” nos anéis de SaturnoPor mais de uma década, a Cassini compartilhou as maravilhas de Saturno e sua família de luas geladas. Ela nos levou a conhecer mundos surpreendentes, em que rios de metano correm para um mar de metano e jatos de gelo e gás estão lançando material no espaço a partir de um oceano de água líquida que pode abrigar os ingredientes para a vida como a que conhecemos na Terra.

Saturno é um planeta rico em motivos de curiosidade cósmica. Este gigante gasoso tem mais de sessenta satélites naturais na sua órbita. Esta lua tem enormes géiseres que lançam água do seu oceano subterrâneo para o espaço. Posteriormente, esta água congela e cai como neve nas luas

Saturno é o planeta do sistema solar com o segundo maior número de luas ou satélites naturais, sendo Titã a única lua do sistema solar com uma atmosfera importante. Os satélites maiores, conhecidos antes do começo da exploração espacial são: Mimas, Encélado, Tétis, Dione, Reia, Titã

Enceladus© Fornecido por Unilogic Media Group Ltda Enceladus

Uma das luas de Saturno está jogando "bolas de neve" nas suas vizinhas. Encélado, o sexto maior satélite natural do planeta, foi flagrado bombeando água para a órbita de Saturno e cobrindo as luas vizinhas com gelo e neve. Como resultado, as luas tiveram um grande aumento no reflexo da luz e emitiram um brilho inesperado.

A equipe de pesquisadores, liderada pela cientista Alice Le Gall, analisou dados de 60 observações das luas interiores de Saturno — Mimas, Encélado e Tétis — feitas pela sonda Cassini, e encontraram um brilho incomum nesses objetos. De acordo com a equipe, esse aumento de brilho é provavelmente causado pelo “canhão de neve” de Encélado.

Incêndio atinge refinaria da Petrobrás no interior de São Paulo

Incêndio atinge refinaria da Petrobrás no interior de São Paulo Incêndio atinge refinaria da Petrobrás no interior de São Paulo Um incêndio no reservatório de contenção da Refinaria Henrique Lage (Revap), da Petrobrás, mobiliza 12 viaturas e 29 bombeiros em São José dos Campos, no interior de São Paulo, na noite deste domingo, 29. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o combustível que extravasou e permanece no dique de contenção pegou fogo e a fumaça é decorrente da queima desse material.A fumaça preta provocada pelas chamas assustou os moradores e atingiu cidades vizinhas. Ninguém ficou ferido e não há risco para a população.

Venha para rede social de mistérios: http://www.culi.com.br/. App: http://apps.monk.ee/drmisteriovideos. Fanpage: https://www.facebook.com/Misteriovideos.

A mistura de material quente e frio parece estar criando uma junção de compostos químicos que podem possibilitar a vida. Assim sendo, se os micróbios estiverem presentes em Enceladus, o metano que foi encontrado na lua de Saturno pode ser proveniente de tais seres enquanto eles

De acordo com o comunicado dos pesquisadores, esse canhão seria o conjunto de gêiseres que foram descobertos na superfície da lua, capazes de jorrar vapor de água e água em estado líquido, supostamente proveniente do oceano que parece existir por baixo da superfície. Mas o que acontece com esse material depois que é expelido? Bem, de acordo com o resultado do estudo, ele se transforma em neve.

Representação artística dos gêiseres de Encélado (Imagem: NASA) Representação artística dos gêiseres de Encélado (Imagem: NASA)

Acontece que esses gêiseres lançam material na órbita de Saturno, e eles caem de novo em Encélado, e também em Mimas e Tétis. Ao voltar para Encélado, tudo permanece como partículas de água-gelo, mas, ao cair em Mimas e Tétis, o material é transformado em neve. Uma vez que essas luas são cobertas de gelo e neve, elas se tornam mais reflexivas e mais brilhantes. E, segundo Le Gall, não se trata de apenas uma fina camada de revestimento, “mas uma camada muito mais espessa de gelo de água”.

Hacker preso com R$ 632 mil se passava por funcionário de bancos

Hacker preso com R$ 632 mil se passava por funcionário de bancos Na cobertura de luxo de Lucas Iagla, em Curitiba, encontraram (além do dinheiro) computadores, equipamentos eletrônicos e até mesmo dois carros. Essa é a 5ª fase da Operação Open Doors, que é da Polícia Civil, do Gaeco e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro . Até agora, foram cumpridas ordens judiciais no Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe, e as investigações continuam. Fonte: G1 Trending no Canaltech: Prime Video: maior concorrente da Netflix custa só R$9,90.

Principais luas do planeta Saturno , satélites naturais, características físicas, diâmetro de cada lua . Introdução. O planeta Saturno possui sessenta e duas luas (satélites naturais). Porém, somente nove destas luas possuem diâmetro superior a 100 km.

O Planeta Saturno , 1.429.400.000 km distante do Sol (cerca de 1 BILHÃO de Quilômetros distante do Planeta Terra), conta, além de seu cortejo de anéis, com

Esse fenômeno, no entanto, não explica sozinho o brilho encontrado nas luas de Saturno. Os pesquisadores acreditam que também devem existir estruturas reflexivas enterradas pela neve sob as superfícies dos três satélites naturais. Além de refletir a luz, essas estruturas refletiriam sinais para os sensores astronômicos. “As ondas de radar podem penetrar no gelo transparente até [alguns] metros e, portanto, têm mais chances de ricochetear nas estruturas enterradas”, disse Le Gall. Ela assume que as sub-superfícies contém "estruturas retrorrefletoras de alta eficiência".

Mas o que são, afinal, essas estruturas? Do que são feitas? Bem, isso ainda é um mistério. Os membros da equipe por trás dessa pesquisa desenvolveram modelos que serão usados para tentar explicar essas "estruturas de bumerangue", então devemos ainda aguardar. "Até agora, não temos uma resposta definitiva", disse Le Gall. No entanto, a expectativa da equipe é compreender como esses brilhos acontecem, para que então possam saber mais sobre a evolução dessas luas e sua interação com o ambiente de anéis de Saturno. “Esse trabalho também pode ser útil para futuras missões pousarem nas luas”, conclui Le Gall.

O espaço tem cheiro — e ele não é muito agradável

O espaço tem cheiro — e ele não é muito agradável O espaço tem cheiro — e ele não é muito agradável

Um novo estudo fornece evidências de que Dione, uma das luas de Saturno , também tem um oceano sob sua superfície de gelo. A essa altura ela se junta A essa altura ela se junta a um grupo bastante numeroso de astros: suas vizinhas Encélado e Titã também têm oceanos sob a superfície, e duas

Em 24 de Fevereiro de 2009 o telscópio espacial Hubble capturou estas belas e raras imagens de um trânsito quádruplo das luas de Saturno . Credit: NASA, ESA

Fonte: Space.com

Trending no Canaltech:

• Vaza lista de smartphones Samsung que receberão Android 10
  • Guerra do streaming! Netflix deve lançar plano mais barato e com anúncios
  • App de pirataria de filmes encerra atividades e diz que vai expor usuários
  • CT News -19/09/2019 (Smartphones Samsung com atualização para o Android 10)
  • Conheça 5 produtos tecnológicos "exóticos" que você encontra na Ásia

Vídeo: Touro recebe massagem com um rastelo (KameraOne)

Receba notícias pelo
Messenger
Leia notícias pelo celular com
nosso app
Assine nossa
newsletter

Casal e criança são mortos com 50 tiros no Paraná.
Casal e criança são mortos com 50 tiros no Paraná