Ciência e Tecnologia: Cientistas descobrem como parasita mortal passou de gorilas para humanos - - PressFrom - Brasil

Ciência e Tecnologia Cientistas descobrem como parasita mortal passou de gorilas para humanos

15:20  16 outubro  2019
15:20  16 outubro  2019 Fonte:   bbc.com

Cientistas descobrem meio de acelerar a fotossíntese em plantas

Cientistas descobrem meio de acelerar a fotossíntese em plantas Aumento na fotossíntese pode representar a expansão de cultivos importantes para a alimentação humana, como milho e sorgo

Image caption Tipo letal de parasita que causa malária presente em gorilas acabou migrando para outras espécies até atingir humanos . Mas os cientistas descobriram que uma mutação genética ocorrida 50 mil anos atrás se transformou em uma ameaça aos humanos .

Cientistas descobrem como parasita mortal passou de gorilas para humanos . Grandes primatas africanos foram os hospedeiros originais do parasita . Mas os cientistas descobriram que uma mutação genética ocorrida 50 mil anos atrás se transformou em uma ameaça aos humanos .

Uma rara sequência de eventos permitiu que um tipo mortal de malária em gorilas "pulasse" para outras espécies e atacasse os humanos.

Centenas de milhares de pessoas morrem todos os anos em decorrência da malária, e o tipo pesquisado pelos estudiosos (Plasmodium falciparum) é responsável pela maioria dos casos.

Grandes primatas africanos foram os hospedeiros originais do parasita.

• Por que mais de 70% dos casos de câncer de mama no Brasil são diagnosticados em estágio avançado
  • 'Sobrevivi à leucemia e virei médica para salvar pessoas com a doença'

Mas os cientistas descobriram que uma mutação genética ocorrida 50 mil anos atrás se transformou em uma ameaça aos humanos.

Cientistas vão perfurar gelo de mais de um milhão de anos na Antártida

Cientistas vão perfurar gelo de mais de um milhão de anos na Antártida Cientistas vão perfurar gelo de mais de um milhão de anos na AntártidaSegundo o glaciologista Tas van Ommen disse ao jornal “The Guardian”, a equipe vai analisar as minúsculas bolhas de ar que ficam presas entre os flocos de neve no gelo conforme eles vão sendo enterrados. De acordo com Ommen, essas bolhas são cápsulas do tempo de atmosferas do passado.

Cientistas descobrem como parasita da malária foi de gorilas para humanos . O Plasmodium falciparum absorveu o gene rh5. "Este raro evento levou a muitas mortes de humanos ", afirmou o pesquisador que liderou o estudo, Gavin Wright.

Cientistas que ressuscitaram uma sequência genética de 50 mil anos de idade a analisaram para entender como o parasita da malária mais mortífero do mundo foi de gorilas para humanos - o que oferece um vislumbre das origens de um dos maiores dizimadores da história da humanidade.

Picadas de mosquitos

Os achados, divulgados na publicação PLoS Biology, poderão ajudar o desenvolvimento de novas maneiras de combater a malária, afirma o Instituto Wellcome Sanger.

A malária é causada por um parasita que entra na corrente sanguínea depois da picada de um mosquito infectado em um humano ou em outros animais.

Há diversas cepas do parasita, e um dos mais releventes, que afeta apenas humanos, é o Plasmodium falciparum.

Ela mudou de hospedeiros na mesma época da primeira migração de humanos para fora da África, entre 40 mil e 60 mil anos atrás.

Centenas de milhares de pessoas morrem todos os anos vítimas de malária© Getty Images Centenas de milhares de pessoas morrem todos os anos vítimas de malária

Os pesquisadores analisaram as mudanças genéticas de diferentes tipos ancestrais do parasita, focando em particular o gene chamado rh5 — um peça vital do código do DNA que permite à malária infectar hemácias humanas.

Cientistas descobrem forma de "plantar" água

Cientistas descobrem forma de Algoritmo desenvolvido por pesquisadores alemães permite fazer previsões mais acertadas sobre como as mudanças climáticas interferem nos ciclos hidrológicos de uma região, permitindo o desenvolvimento de plantios com o intuito de reter mais água no soloAssim, com o modelo EcH2o-iso que foi desenvolvido, os pesquisadores conseguem quantificar quando, como e por quanto tempo a água de uma região fica estocada antes de ser liberada para o ambiente, tornando mais fácil prever os efeitos que o uso da agronomia tem sobre o ciclo da água de uma região durante as mudanças climáticas.

“O facto de esta proteína ancestral ser capaz de se unir a receptores nos glóbulos vermelhos tanto dos humanos como dos gorilas explica como é que o Plasmodium falciparum Todos os meses passam pelo nosso online mais de 6,5 milhões de visitantes. Mas não é só a quantidade, é a qualidade de

Conheça a história de vida de cientistas famosos e fique sabendo onde nasceram, suas descobertas , invenções, desafios que tiveram de superar e Além disso, alguma observação ou descoberta feita por determinado cientista muitas vezes contribuía para que outro passasse a mudar o seu ângulo

Esse alvo é importante para os profissionais de saúde que atuam no desenvolvimento de vacinas contra a malária.

Pesquisadores acreditam que há milhares de anos dois tipos de malária co-infectaram um gorila e trocaram material genético entre si.

O Plasmodium falciparum absorveu o gene rh5. "Este raro evento levou a muitas mortes de humanos", afirmou o pesquisador que liderou o estudo, Gavin Wright.

"O rh5 é atualmente um importante candidato para uma vacina contra a malária. Então, se tivermos mais informações sobre esse gene, isso pode ajudar o combate à doença."

Para ele, teoricamente há poucas chances de novas mutações em breve.

Quase metade da população mundial vive sob risco de malária. A maioria dos casos registrados e das mortes são com crianças da África Subsaariana, causada pelo Plasmodium falciparum.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Ricardo Cazarré diz que masculinidade é o oposto de machismo .
O ator Ricardo Cazarré disse nesta terça-feira, 5, que masculinidade é o oposto de machismo em resposta ao post que fez em seu Instagram dizendo que a masculinidade faz do mundo um lugar mais seguro ”. As informações são do UOL.© Reprodução/Instagram Juliano Cazarré usou vídeo de gorilas para expor opinião sobre masculinidade “Acho que é uma polêmica boba. Sou homem, sou pai de três filhos, então se tem uma coisa que posso falar é sobre masculinidade e com outros homens. Eu falei ‘homens, cuidem das suas famílias, protejam suas famílias’. Isso é bonito, isso é bom, não é machista, é o oposto do machismo”, disse Cazarré.