Ciência e Tecnologia: O que é o rosto 'assustador' captado no espaço pelo telescópio Hubble - - PressFrom - Brasil

Ciência e Tecnologia O que é o rosto 'assustador' captado no espaço pelo telescópio Hubble

17:25  01 novembro  2019
17:25  01 novembro  2019 Fonte:   bbc.com

Cientistas encontram vapor de água em superterra potencialmente habitável

Cientistas encontram vapor de água em superterra potencialmente habitável Cientistas encontram vapor de água em superterra potencialmente habitável

O fenômeno que o Hubble capturou está listado no "Catálogo de Galáxias e Associações Peculiares do Sul", elaborado pelos astrônomos Halton Arp e Barry Madore entre 1966 e 1987, a 704 milhões de anos-luz da Terra. É daí que vem o nome - nada assustador - do que vemos na foto: sistema

Image caption O que você vê nesta imagem? Parece o rosto de um fantasma ou alienígena, observando nosso planeta com seus olhos enormes e brilhantes. A imagem acima foi capturada em junho pelo telescópio Hubble , que pertence às agências espaciais americana (Nasa) e europeia

O que você vê nesta imagem?© NASA/Agencia Espacial Europea O que você vê nesta imagem?

A imagem acima foi capturada em junho pelo telescópio Hubble, que pertence às agências espaciais americana (Nasa) e europeia (ESA), mas só foi divulgada nesta semana, como parte das comemorações do Halloween.

"Quando os astrônomos olham as profundezas do espaço, não esperam encontrar algo olhando de volta para eles", diz o comunicado da Nasa sobre a descoberta.

• Como divórcio teria levado Nasa a investigar denúncia do primeiro crime no espaço
  • O relógio atômico lançado pela Nasa para se tornar o 1º 'GPS' da navegação espacial

Mas o fenômeno fotografado não tem nada de sobrenatural.

Nasa divulga som de atividade sísmica em Marte

Nasa divulga som de atividade sísmica em Marte Nasa divulga som de atividade sísmica em Marte , captada por detector "delicadamente sensível" que foi colocado na superfície do planeta vermelho no final do ano passado. Os tremores, silenciosos demais para serem capturados pelo ouvido humano, foram registrados pelo Experimento Sísmico para Estrutura Interior (Seis, pela sigla em inglês) entre maio e julho passados.Os cientistas esperam que, a partir deste estudo, que visa demonstrar como as ondas sísmicas se movem pelo interior de Marte, se revele pela primeira vez a profunda estrutura interna desse planeta.

O fenômeno que o Hubble capturou está listado no "Catálogo de Galáxias e Associações Peculiares do Sul", elaborado pelos astrônomos Halton Arp e Barry Madore entre 1966 e 1987, a 704 milhões de anos-luz da Terra. É daí que vem o nome — nada assustador — do que vemos na foto: sistema

A imagem mostra uma colisão entre duas galáxias, mas muito mais violenta que o normal:

"Uma colisão frontal titânica", afirmam a Nasa e a ESA.

'Interações incomuns entre galáxias'

É daí que vem o nome — nada assustador — do que vemos na foto: sistema Arp-Madore 2026-424 (AM-2026-424).

O catálogo em que está inserido foi criado para inventariar milhares de interações incomuns entre galáxias.

E, como seu nome indica, o AM 2026-424 apresenta certas peculiaridades.

Forma de anel

Os "olhos" do "rosto fantasmagórico" são o núcleo de cada galáxia.

Sorvete sabor ‘porquinho-da-índia’ parece assustador mas tem motivação cultural; entenda Bolsonaro recebe camiseta do FC Cascavel com número 17 e manda recado

Arte e Cultura Assustador /Bizarro Atualidades Bofes Ciências Cinema e Televisão Cotidiano Curiosidades Design Esportes Diversos Clique no visual do site que mais lhe agradar. Visual Fixo Visual Fluido Visual Largo. Nosso selo. Clique abaixo para copiar o código e colar no seu site/blog.

Anéis de estrelas azuis jovens e discos de gás e poeira das galáxias dão forma ao rosto, nariz e boca do "espectro".

As agências espaciais enfatizam que, embora as colisões de galáxias sejam comuns na formação do universo, os choques frontais não são.

Essas colisões violentas dão origem à forma anelar do sistema.

"As galáxias em forma de anel são raras; apenas algumas centenas residem em nossa vizinhança cósmica. As galáxias precisam colidir na direção certa para criar o anel", afirmam a Nasa e a ESA.

Outra característica "frequente" da colisão entre galáxias é que uma grande se choca com uma menor e a devora, acrescentam as agências.

Mas, neste caso, o tamanho semelhante dos "olhos" do sistema AM 2026-424 sugere que as duas galáxias são aproximadamente do mesmo tamanho.

Os astrônomos estimam que esse fenômeno manterá sua aparência "assustadora" por "apenas" aproximadamente 100 milhões de anos:

"As duas galáxias vão se fundir completamente em aproximadamente 1 a 2 bilhões de anos".

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Tênis: Roger Federer ganha homenagem inédita e terá rosto estampado em moedas na Suíça .
Tênis: Roger Federer ganha homenagem inédita e terá rosto estampado em moedas na Suíça Esta será a primeira vez que uma pessoa em vida recebe este tipo de homenagem pela Casa da Moeda suíça.A edição limitada estará disponível a partir de janeiro do ano que vem. As moedas poderão ser solicitadas com antecedência por 30 francos suíços cada (cerca de R$ 127).Nas redes sociais, Roger Federer agradeceu a homenagem e falou que se trata de uma "incrível honra e privilégio".