Ciência e Tecnologia: Sistema planetário mais próximo da Terra coleciona esquisitices - - PressFrom - Brasil

Ciência e Tecnologia Sistema planetário mais próximo da Terra coleciona esquisitices

17:21  04 novembro  2019
17:21  04 novembro  2019 Fonte:   revistaplaneta.com.br

Cientistas descobrem planeta gigante ‘que não deveria existir’

Cientistas descobrem planeta gigante ‘que não deveria existir’ Cientistas descobrem planeta gigante ‘que não deveria existir’O planeta, semelhante a Júpiter, é extraordinariamente grande em comparação com sua estrela-mãe, contradizendo um conceito amplamente aceito sobre a forma como os planetas se formam.

Sistema planetário mais próximo da Terra coleciona esquisitices © Concepção artística do GJ 15 A c: 20 anos para orbitar sua pequena e fria estrela. Crédito: Nasa/God...

Os planetas GJ 15 A b e A c orbitam uma estrela anã vermelha a apenas 11 anos-luz de distância, o que os torna nossos vizinhos multiplanetários mais próximos – pelo menos entre os sistemas de exoplanetas descobertos até agora. Eles estão em um lote de 16 planetas adicionados em 10 de outubro ao Arquivo de Exoplanetas da Nasa, o que eleva o total de exoplanetas confirmados em nossa galáxia para 4.073.

Esses planetas têm diversas propriedades estranhas. O mais próximo da estrela, GJ 15 A b, leva apenas 11 dias para fazer uma órbita completa ao redor da anã vermelha. Ele pesa três vezes a massa da Terra, o que o coloca na categoria de “Super-Terra”. Também é bem quente: sua temperatura superficial atingiria 276 °C.

MPF acusa Osmar Terra de improbidade por censura em edital da Ancine

MPF acusa Osmar Terra de improbidade por censura em edital da Ancine MPF acusa Osmar Terra de improbidade por censura em edital da AncineO MPF sustenta que a suspensão causou prejuízo aos cofres públicos pois o governo federal já havia gasto R$ 1.786.067,44 na análise de propostas que disputavam o edital, iniciado em março de 2018.

Seu irmão, GJ 15 A c, é muito diferente. É um gigante gasoso com massa 36 vezes maior que a da Terra e parece ter uma órbita de cerca de 20 anos em torno de sua pequena e fria estrela-mãe. Embora sua temperatura não seja conhecida, é provável que esteja bastante frio nesta órbita distante, talvez comparável à órbita de Saturno ao redor do Sol.