Ciência e Tecnologia Hubble mostra galáxia que tem pelo menos 12 cópias no céu

19:56  12 novembro  2019
19:56  12 novembro  2019 Fonte:   revistaplaneta.com.br

Hubble faz nova foto de visitante interestelar

Hubble faz nova foto de visitante interestelar Hubble faz nova foto de visitante interestelarA nova imagem revelou uma concentração central de poeira em torno do núcleo do 2I/Borisov.

Hubble mostra galáxia que tem pelo menos 12 cópias no céu © Esta imagem do Hubble mostra um enorme aglomerado de galáxias, a cerca de 4,6 bilhões de anos-luz de...

Astrônomos que usam o Telescópio Espacial Hubble, da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA), observaram uma galáxia distante que aparece reproduzida pelo menos 12 vezes no céu noturno. O efeito é resultado de um fenômeno denominado lente gravitacional. O artigo que descreve essas observações está na revista “Science” publicada hoje (8 de novembro).

A galáxia, apelidada de Arco da Explosão Solar (Sunburst Arc, oficialmente denominada PSZ1 G311.65-18.48), está a quase 11 bilhões de anos-luz da Terra e foi capturada em várias imagens por um aglomerado maciço de galáxias a 4,6 bilhões de anos-luz de distância.

Hubble mostra “rosto fantasmagórico” no céu

Hubble mostra “rosto fantasmagórico” no céu Hubble mostra “rosto fantasmagórico” no céuEmbora colisões de galáxias sejam comuns – especialmente no universo primitivo –, a maioria delas não tem impactos frontais, como a colisão que provavelmente criou este sistema Arp-Madore a 704 milhões de anos-luz da Terra. Esse encontro violento propicia ao sistema uma estrutura de anel de retenção, mas apenas por um curto período de tempo. O acidente puxou e esticou os discos de gás, poeira e estrelas das galáxias para fora, formando o anel de intensa formação estelar que molda os recursos do “nariz” e da “face” do sistema.

A lente gravitacional significa que o aglomerado de galáxias em primeiro plano é tão grande que sua gravidade distorce o tecido do espaço-tempo, dobrando e ampliando a luz da galáxia mais distante atrás dele. Esse efeito “espelho do parque de diversões” não apenas estende a imagem da galáxia de fundo, mas também cria várias imagens da mesma galáxia.