Ciência e Tecnologia: Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas - PressFrom - Brasil

Ciência e TecnologiaComo pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas

22:11  15 março  2019
22:11  15 março  2019 Fonte:   bbc.com

Qual é o formato da Via Láctea? Novo mapa redefine ideia que temos da nossa galáxia Qual é o formato da Via Láctea? Novo mapa redefine ideia que temos da nossa galáxia

Pesquisadores do departamento de Física da UFMG identificaram três novos aglomerados de estrelas em movimento na Via Láctea e os batizaram em homenagem à universidade — Foto: Mike Read (WFAU), UKIDSS/GPS and VVV.

Image caption Pesquisadores do departamento de Física da UFMG identificaram três novos aglomerados de estrelas em Ferreira conta que a descoberta foi quase por acaso . "É uma descoberta importante porque foi de uma equipe de brasileiros totalmente radicados no Brasil, e

Tão logo as imagens em alta definição capturadas pelo satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia, foram divulgadas publicamente no ano passado, o físico mineiro Filipe Andrade Ferreira, de 27 anos, baixou os arquivos e começou a usar uma técnica elaborada por ele para identificar objetos em ambientes muito densos do espaço.

Para a surpresa de Ferreira, que é doutorando em astrofísica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a ferramenta não apenas funcionou como lhe permitiu um feito inédito: descobriu três novos aglomerados - clusters - de estrelas em movimento na Via Láctea.

Time Brasil atropela Time Mundo no Jogo das Estrelas do NBB

Time Brasil atropela Time Mundo no Jogo das Estrelas do NBB Placar foi de 144 a 92 para os brasileiros; confronto foi disputado no Ginásio Pedrocão

Pesquisadores do departamento de Física da UFMG identificaram três novos aglomerados de estrelas em movimento na Via Láctea e os batizaram em Ferreira conta que a descoberta foi quase por acaso . "Estava em casa numa tarde mexendo nos dados, não estava procurando aglomerados .

Ciência. Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas . Cientistas da UFMG são os primeiros brasileiros a descobrirem aglomerados de estrelas a partir de imagens capturadas pelo satélite Gaia, lançado em 2013 pela Agência Espacial

Segundo o cientista, é a primeira vez que pesquisadores brasileiros descobrem aglomerados a partir das imagens do Gaia, lançado em 2013 e que, desde o ano passado, permite acessar imagens em 3D da galáxia da qual o sistema solar faz parte.

Ferreira conta que a descoberta foi quase por acaso. "Estava em casa numa tarde mexendo nos dados, não estava procurando aglomerados. Primeiro vi dois montinhos desconhecidos, o terceiro descobri depois. Fiquei empolgado, mas logo pensei que não podia ser possível. Perguntei: será mesmo que ninguém mais achou esses caras?", recorda o pesquisador que, depois de consultar bases de dados, mandou uma mensagem para o telefone do orientador. "Acho que descobri uns carinhas novos", escreveu.

Arqueólogos descobrem gravuras rupestres de mais de 4 mil anos no PR

Arqueólogos descobrem gravuras rupestres de mais de 4 mil anos no PR Cerca de 150 figuras foram encontradas em sítio arqueológico

Brasileira , professora universitária FGV-RJ, Harvard, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais- CEIPE-FGV, colunista na Folha. Rio de Janeiro- Brasil.

Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas . Novos tipos de treinamento também podem ajudar. Pessoas que trabalham em ambientes extremos, como astronautas ou militares, fazem muitas simulações para se preparar.

Assim que recebeu a mensagem do aluno, o professor Wagner Corradi mobilizou a equipe do laboratório de astrofísica da UFMG para conferir se "os carinhas" eram mesmo novos aglomerados até então não identificados.

Além de Ferreira, que tem se dedicado a explorar áreas densas do Universo, e Corradi, que estuda onde nascem as estrelas, o laboratório conta com pesquisadores como Mateus Angelo e Francisco Maia, que estudam as estrelas mais jovens e as muito velhas, respectivamente - os quatro assinam a publicação junto com o também professor da UFMG João Francisco Santos.

Confirmada a descoberta, os pesquisadores correram para dar nome aos três aglomerados e para publicar os resultados do estudo.

Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas© Cortesia/Wagner Corradi O professor da UFMG Wagner Corradi e o doutorando Filipe Ferreira assinam, com outros três pesquisadores, artigo publicado na revista científica inglesa Monthly Notices of the Royal Astronomical Society

Os aglomerados foram batizados em homenagem à universidade e os cinco pesquisadores da UFMG assinaram um artigo na edição de março da conceituada revista científica inglesa Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Namíbia e Brasil já foram ligados por um tobogã de gelo gigantesco

Namíbia e Brasil já foram ligados por um tobogã de gelo gigantesco Namíbia e Brasil já foram ligados por um tobogã de gelo gigantesco

saiba mais. Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas . A explosão de dezembro liberou uma quantidade de energia equivalente a dez vezes a explosão da bomba atômica lançada pelos EUA sobre Hiroshima, no Japão, em 1945.

Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas . Tão logo as imagens em alta definição capturadas pelo satélite Em um dia de semana comum na cidade de Athlone, no Condado de Westmeath, Irlanda, o silêncio cai sobre as ruas

"É uma descoberta importante porque foi de uma equipe de brasileiros totalmente radicados no Brasil, e mostra como investimento em pesquisa é fundamental", afirma Corradi, acrescentando que achados como o desses três aglomerados ajudam a entender melhor a evolução das galáxias bem como de onde viemos.

Centenas de estrelas

Corradi diz que a descoberta não foi meramente golpe de sorte. Salienta que o laboratório, a partir dos estudos de Filipe, criou uma metodologia que permite avaliar deslocamento de objetos e medir distâncias percorridas em zonas densas do Universo.

Além disso, afirma o professor, o aluno tem o mérito de ter "mergulhado" numa área considerada mais jovem para os parâmetros estelares, que normalmente é mais difícil de ser analisada.

Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas© Getty Images Descoberta de aglomerados ajuda a entender melhor a evolução das galáxias

Cada um dos aglomerados identificados pelos pesquisadores brasileiros reúne mais de 200 estrelas ligadas por meio da gravidade.

O UFMG 1 tem cerca de 800 milhões de anos e está a 5,2 mil anos luz do Sol. Já o UFMG 2, o maior e mais velho dos aglomerados, existe há aproximadamente 1,4 bilhão de anos, tem 600 estrelas e está a uma distância de 4,8 mil anos luz. O UFMG 3, por sua vez, tem idade estimada em 100 milhões de anos e está a uma distância do Sol similar a do UFMG 2.

Baleias-azuis preferem não adaptar seu ritmo migratório ao alimento

Baleias-azuis preferem não adaptar seu ritmo migratório ao alimento Todas as primaveras, os maiores animais do mundo se trasladam da sua estação de reprodução invernal, ao longo da Costa Rica, para o norte, na costa oeste dos Estados Unidos, para degustar sua comida favorita: o krill, um minicrustáceo. A migração de baleias-azuis, mamíferos de mais de 100 toneladas, é estudada há muito tempo, mas até agora não se sabia como estabeleciam seu itinerário: se adaptam para seguir em tempo real as áreas ricas em kril? Ou sempre fizeram a mesma peregrinação nas mesmas datas? Um estudo realizado por pesquisadores do governo e universitários dos Estados Unidos, publicado nesta segunda-feira na revista Proceeding

Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas . O Laboratório de Propulsão da Jato (JPL, na sigla em inglês) do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Nasa identificou sua órbita e a usou para calcular o local mais provável da

" Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas ". Seu apoio com classificação de 5 estrelas nos capacita a continuar o nosso trabalho!

Um aglomerado é formado por estrelas que nasceram simultaneamente na mesma região, têm características físicas semelhantes e se movimentam de forma muito parecida.

Com o tempo, estrelas de aglomerados tendem a perder a conexão.

Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas© Monthly Notices of the Royal Astronomical Society

Próximos passos

Depois da descoberta, os pesquisadores da UFMG pretendem explorar duas novas frentes.

Além de buscar mais detalhes desses três aglomerados, eles pretendem aplicar o método para procurar e catalogar novos grupos de estrelas que permanecem escondidos e sem identificação.

"Temos 40 possíveis candidatos", diz o professor Wagner Corradi, salientando a importância do trabalho do satélite Gaia para a astrofísica.

O satélite Gaia foi lançado com a missão de fazer uma espécie de "censo estelar" da Via Láctea. Durante cinco anos, coletou dados que estão sendo considerados como o mais completo catálago de estrelas já feito, segundo a Agência Espacial Europeia.

Trata-se do maior mapa em três dimensões da nossa galáxia feito a partir de informações recebidas por um satélite que já está provando ser revelador.

Segundo Corradi, apesar de pesquisadores de todo o mundo estarem debruçados sobre as imagens coletadas pelo Gaia, estima-se que apenas 1% das estrelas registradas serão medidas.

100 brasileiros estão detidos em Santa Elena do Uairén, na Venezuela

100 brasileiros estão detidos em Santa Elena do Uairén, na Venezuela 100 brasileiros estão detidos em Santa Elena do Uairén, na Venezuela

Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas . Cientistas da UFMG são os primeiros Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, estudos apontam que de cada 1 mil nascidos vivos, de dois a sete bebês apresentam sinais da

Três anos atrás, ele havia atuado como voluntário nos resgastes após o rompimento da barragem na vizinha Mariana (MG). Destaques e Análises. Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas .

O equipamento mediu com alta precisão cerca de 1,7 bilhão de estrelas e revelou, de acordo com a ESA e, conforme indica a descoberta dos pesquisadores braisleiros, coletou detalhes da nossa galáxia nunca antes vistos.

Além de permitir novas descobertas de objetos no espaço, a astronomia, afirma o professor da UFMG, tem contribuído para avanços em outras áreas.

Por exemplo, câmeras de altíssima resolução com grande capacidade de processamento, desenvolvidas para a astronomia, foram usadas como base tecnológica para criar câmeras de celular de que hoje milhões de pessoas usufruem.

"Sabemos das dificuldades de financiamento, mas para avançar é preciso investir. Não teremos condições de evoluir na pesquisa sem apoio. O esforço da equipe que se dedicou ao Gaia é prova disso", avalia Wagner Corradi.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Número de brasileiros rejeitados na UE cresce mais de 60%.
4.984 cidadãos do Brasil foram barrados no bloco em 2018