Ciência e Tecnologia: Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas - PressFrom - Brasil

Ciência e TecnologiaComo pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas

22:11  15 março  2019
22:11  15 março  2019 Fonte:   bbc.com

Qual é o formato da Via Láctea? Novo mapa redefine ideia que temos da nossa galáxia Qual é o formato da Via Láctea? Novo mapa redefine ideia que temos da nossa galáxia

Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso Cápsula da SpaceX chega à Estamos sozinhos no Universo? Três acadêmicos de Oxford Ciência se aproxima da descoberta Nasa lança novo satélite "caçador de planetas". Como é Ícaro, a estrela mais distante já fotografada.

La comunidad de compra y venta online más grande de América Latina. Solo por estar registrado en Mercado Libre tenés envíos gratis en miles de productos. Es un beneficio de Mercado Puntos.

Tão logo as imagens em alta definição capturadas pelo satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia, foram divulgadas publicamente no ano passado, o físico mineiro Filipe Andrade Ferreira, de 27 anos, baixou os arquivos e começou a usar uma técnica elaborada por ele para identificar objetos em ambientes muito densos do espaço.

Para a surpresa de Ferreira, que é doutorando em astrofísica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a ferramenta não apenas funcionou como lhe permitiu um feito inédito: descobriu três novos aglomerados - clusters - de estrelas em movimento na Via Láctea.

Time Brasil atropela Time Mundo no Jogo das Estrelas do NBB

Time Brasil atropela Time Mundo no Jogo das Estrelas do NBB Placar foi de 144 a 92 para os brasileiros; confronto foi disputado no Ginásio Pedrocão

Muitas pessoas sofrem com a acumulação de placa bacteriana nos dentes, que na verdade é uma aglomerado de minerais e bactérias dos restos de comida que a lavagem não remove. A placa origina manchas amarelas ou castanhas nos dentes e inflamações nas gengivas, podendo causar dor

Como nascem as estrelas ? Elas se originam a partir de aglomerados estelares presentes dentro de nuvens espaciais moleculares. Imagine encontrar dois desses “berços” em lugares improváveis, mais precisamente nas extremidades da Via Láctea, a 16.000 anos-luz abaixo do disco da nossa galáxia.

Segundo o cientista, é a primeira vez que pesquisadores brasileiros descobrem aglomerados a partir das imagens do Gaia, lançado em 2013 e que, desde o ano passado, permite acessar imagens em 3D da galáxia da qual o sistema solar faz parte.

Ferreira conta que a descoberta foi quase por acaso. "Estava em casa numa tarde mexendo nos dados, não estava procurando aglomerados. Primeiro vi dois montinhos desconhecidos, o terceiro descobri depois. Fiquei empolgado, mas logo pensei que não podia ser possível. Perguntei: será mesmo que ninguém mais achou esses caras?", recorda o pesquisador que, depois de consultar bases de dados, mandou uma mensagem para o telefone do orientador. "Acho que descobri uns carinhas novos", escreveu.

Nasa revela que chegar a asteroide Bennu será mais difícil que previsto

Nasa revela que chegar a asteroide Bennu será mais difícil que previsto Nasa revela que chegar a asteroide Bennu será mais difícil que previsto

"O programa "O Mundo Segundo os Brasileiros " visita Lisboa, em Portugal, e mostra como vivem os brasileiros que escolheram a terra-mãe para A série percorre os principais roteiros turísticos do mundo, lugares muitas vezes longínquos, pouco explorados e repletos de descobertas e contrastes.

Quase 3,6 milhões de brasileiros tiveram os cartões de crédito clonados nos últimos 12 meses até mar [ ] Três anos e oito meses após o governo federal perdoar dívidas milionárias de entidades esportivas Pesquisadores de universidades nos Estados Unidos, Israel e Bélgica identificaram

Assim que recebeu a mensagem do aluno, o professor Wagner Corradi mobilizou a equipe do laboratório de astrofísica da UFMG para conferir se "os carinhas" eram mesmo novos aglomerados até então não identificados.

Além de Ferreira, que tem se dedicado a explorar áreas densas do Universo, e Corradi, que estuda onde nascem as estrelas, o laboratório conta com pesquisadores como Mateus Angelo e Francisco Maia, que estudam as estrelas mais jovens e as muito velhas, respectivamente - os quatro assinam a publicação junto com o também professor da UFMG João Francisco Santos.

Confirmada a descoberta, os pesquisadores correram para dar nome aos três aglomerados e para publicar os resultados do estudo.

Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas© Cortesia/Wagner Corradi O professor da UFMG Wagner Corradi e o doutorando Filipe Ferreira assinam, com outros três pesquisadores, artigo publicado na revista científica inglesa Monthly Notices of the Royal Astronomical Society

Os aglomerados foram batizados em homenagem à universidade e os cinco pesquisadores da UFMG assinaram um artigo na edição de março da conceituada revista científica inglesa Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Copa América 2019 terá três árbitros brasileiros; confira os escolhidos

Copa América 2019 terá três árbitros brasileiros; confira os escolhidos Copa América 2019 terá três árbitros brasileiros; confira os escolhidos

Aglomerados estelares ou nuvens estelares são grupos de estrelas , dos quais se definem dois tipos: aglomerados globulares são grupos concentrados de centenas ou milhares de estrelas muito velhas que são gravitacionalmente ligadas

Exibir Mapa de nossa localização.

"É uma descoberta importante porque foi de uma equipe de brasileiros totalmente radicados no Brasil, e mostra como investimento em pesquisa é fundamental", afirma Corradi, acrescentando que achados como o desses três aglomerados ajudam a entender melhor a evolução das galáxias bem como de onde viemos.

Centenas de estrelas

Corradi diz que a descoberta não foi meramente golpe de sorte. Salienta que o laboratório, a partir dos estudos de Filipe, criou uma metodologia que permite avaliar deslocamento de objetos e medir distâncias percorridas em zonas densas do Universo.

Além disso, afirma o professor, o aluno tem o mérito de ter "mergulhado" numa área considerada mais jovem para os parâmetros estelares, que normalmente é mais difícil de ser analisada.

Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas© Getty Images Descoberta de aglomerados ajuda a entender melhor a evolução das galáxias

Cada um dos aglomerados identificados pelos pesquisadores brasileiros reúne mais de 200 estrelas ligadas por meio da gravidade.

O UFMG 1 tem cerca de 800 milhões de anos e está a 5,2 mil anos luz do Sol. Já o UFMG 2, o maior e mais velho dos aglomerados, existe há aproximadamente 1,4 bilhão de anos, tem 600 estrelas e está a uma distância de 4,8 mil anos luz. O UFMG 3, por sua vez, tem idade estimada em 100 milhões de anos e está a uma distância do Sol similar a do UFMG 2.

Mutirão do Emprego em SP fecha terceiro dia com 1,1 mil pessoas atendidas

Mutirão do Emprego em SP fecha terceiro dia com 1,1 mil pessoas atendidas Mutirão do Emprego em SP fecha terceiro dia com 1,1 mil pessoas atendidas

Nesta modalidade de tratamento, todo e qualquer imposto pago nos EUA pelos Brasileiros pode ser abatido do valor do Imposto a ser pago no Brasil. BNEU: Muitos brasileiros que moram nos EUA se preocupam em ter que declarar suas rendas e bens americanos no imposto de renda do Brasil.

Agora você além de conhecer o nome dos estados brasileiros , conhece a suas siglas e o significado de cada um dos nomes. Basta compartilhar essa página com seus amigos e garantir que sempre terá esse conteúdo para os estudos.

Um aglomerado é formado por estrelas que nasceram simultaneamente na mesma região, têm características físicas semelhantes e se movimentam de forma muito parecida.

Com o tempo, estrelas de aglomerados tendem a perder a conexão.

Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas© Monthly Notices of the Royal Astronomical Society

Próximos passos

Depois da descoberta, os pesquisadores da UFMG pretendem explorar duas novas frentes.

Além de buscar mais detalhes desses três aglomerados, eles pretendem aplicar o método para procurar e catalogar novos grupos de estrelas que permanecem escondidos e sem identificação.

"Temos 40 possíveis candidatos", diz o professor Wagner Corradi, salientando a importância do trabalho do satélite Gaia para a astrofísica.

O satélite Gaia foi lançado com a missão de fazer uma espécie de "censo estelar" da Via Láctea. Durante cinco anos, coletou dados que estão sendo considerados como o mais completo catálago de estrelas já feito, segundo a Agência Espacial Europeia.

Trata-se do maior mapa em três dimensões da nossa galáxia feito a partir de informações recebidas por um satélite que já está provando ser revelador.

Segundo Corradi, apesar de pesquisadores de todo o mundo estarem debruçados sobre as imagens coletadas pelo Gaia, estima-se que apenas 1% das estrelas registradas serão medidas.

Descoberto no Quênia fóssil de um tipo de felino que era sete vezes maior que leão Paleontólogos descobriram no Quênia o fóssil de um tipo de felino que viveu na região há 23 milhões de anos e que era sete vezes maior que seu primo distante, o leão. Considerado pelos pesquisadores como um dos maiores mamíferos terrestres, ele recebeu o nome de Simbakubwa kutokaafrika, que significa "Grande Leão da África". O animal pesava cerca de 1.500 kg e era capaz de atacar adversários do tamanho de elefantes e hipopótamos, segundo o estudo publicado nesta quinta-feira no Journal of Vertebrate Paleontology.

Três pirâmides antigas foram descobertas na Antártida por uma equipe de cientistas americanos e europeus. Duas das pirâmides foram descobertas cerca de 25 km para o interior, enquanto a terceira estava perto da costa.

O trabalho ajuda a reconstruir os fluxos migratórios e os processos de miscigenação ocorridos no país, além de ampliar o conhecimento sobre a ocorrência de doenças crônicas na população.

O equipamento mediu com alta precisão cerca de 1,7 bilhão de estrelas e revelou, de acordo com a ESA e, conforme indica a descoberta dos pesquisadores braisleiros, coletou detalhes da nossa galáxia nunca antes vistos.

Além de permitir novas descobertas de objetos no espaço, a astronomia, afirma o professor da UFMG, tem contribuído para avanços em outras áreas.

Por exemplo, câmeras de altíssima resolução com grande capacidade de processamento, desenvolvidas para a astronomia, foram usadas como base tecnológica para criar câmeras de celular de que hoje milhões de pessoas usufruem.

"Sabemos das dificuldades de financiamento, mas para avançar é preciso investir. Não teremos condições de evoluir na pesquisa sem apoio. O esforço da equipe que se dedicou ao Gaia é prova disso", avalia Wagner Corradi.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O que o núcleo da Terra e o molho para salada têm em comum.
O que o núcleo da Terra e o molho para salada têm em comum